Na passada Segunda-Feira, dia 16 de Maio de 2011, o grupo dirigiu-se à Escola Básica nº1 do Pontal para realizar as actividades previstas com a turma da tarde do 4º ano da Professora Eduarda.
Preparação
Escola Básica nº1 do Pontal, Portimão |
- Quando lá chegámos, começámos por tratar dos últimos preparativos para a realização dos jogos e da própria apresentação.
- Tivemos alguns imprevistos, como o facto de estar muito vento, o que fez com que tivessemos que alterar um dos jogos. Tratava-se de um jogo que consistia em apanhar embalagens de plástico, entre outros tipos de lixo, enterradas na areia. Devido ao vento, havia muita areia no ar, o que causava incómodo e podia até ser perigoso. Por esta razão, deslocámos o jogo para um parque infantil que exisitia atrás da escola e escondemos as mesmas embalagens entre as ervas, arbustos e no próprio parque. Além disso, um dos elementos do grupo, a Joana Simão, ficou doente pelo que não nos pôde acompanhar nesta actividade, o que nos dificultou um pouco o trabalho a realizar.
Apresentação
Depois do intervalo dos alunos, às 16 horas, iniciámos a apresentação propriamente dita. Tratou-se de uma apresentação muito interactiva e, ao mesmo tempo, foram transmitidos alguns conceitos básicos que permitiram uma melhor compreensão por parte dos alunos, como o conceito de Biodiversidade Marinha.
De uma maneira geral, os alunos demonstraram um grande interesse e participação face ao tema apresentado.
Apresentação da Rita |
- Na apresentação, a Rita Valente explicou o conceito de biodiversidade marinha, fez uma localização geográfica da Ria Formosa e referiu as características das pradarias marinhas.
- A Margarida Martins explicou a diferença entre algas e ervas marinhas, referiu as espécies que vivem nas pradarias marinhas e mostrou vídeos que ilustravam alguns comportamentos dos cavalos-marinhos.
Apresentação da Margarida |
Apresentação da Ana |
- A Ana Mourinho referiu o problema em questão: a perda da população de cavalos-marinhos, tendo explicado, de seguida, as causas deste problema e comportamentos que se devem adpotar de forma a contrariar este efeito negativo.
- Ao alertarmos para o problema e para os comportamentos a adoptar, estivémos a sensibilizar os alunos de forma a que estes tomassem atitudes mais conscientes ao mesmo tempo que aprendiam. O objectivo foi fazer desta aula uma aula diferente, proporcionando uma aprendizagem interactiva no âmbito da campanha de sensibilização.
Entretanto, dividimos a turma em 3 grupos e procedemos ao primeiro jogo, que se tratava de um questionário no qual ganhava mais pontos a equipa que respondesse correctamente e o mais rápido possível às perguntas apresentadas.
Depois de a electricidade voltar, a apresentação decorreu normalmente.
Na parte da apresentação da Ana Mourinho, foi feita uma demonstração, a partir de um aquário, de como a pesca de arrasto (e não só) afecta negativamente os fundos marinhos.
Aquário que serviu para a demonstração do problema da pesca |
Concluida a apresentação, iniciámos as actividades didácticas previamente preparadas.
ACTIVIDADE 1 - Sala de aula
Jogo da Memória |
A Ana Mourinho ficou na sala a fazer o jogo da memória e a mostrar alguns vídeos acerca do nosso trabalho.
ACTIVIDADE 2 - Ginásio
As crianças a formarem as palavras "Biodiversidade Marinha |
A Margarida Martins ficou no ginásio a realizar variadas actividades fisicas para que se fossem obtendo várias letras e, no fim, formarem-se duas palavras : BIODIVERSIDADE MARINHA.
As crianças a procurarem as letras "perdidas" |
ACTIVIDADE 3 - Parque Infantil atrás da Escola
A Rita Valente foi para o parque infantil atrás da escola e escondeu as embalagens de lixo, entre outros, entre as ervas e os arbustos e os alunos tinham que encontrá-las no menor tempo possível.
Os 3 grupos foram passando por todas estas actividades e foram obtendo pontos de acordo com o seu desempenho. No final, os grupos reuniram-se na sala e anunciámos a equipa vencedora. No entanto, não quisemos distinguir o desempenho da equipa vencedora dos restantes alunos pelo que os prémios oferecidos foram todos iguais: diplomas de participação e um saquinho de gomas.
Além disso, procedemos à entrega de panfletos aos alunos para que entregassem aos encarregados de educação. Esta acção fez parte de uma das estratégias da nossa campanha de sensibilização.
Conclusão
- De um modo geral, os jogos também contribuíram para sensibilizar os alunos. A partir destas actividades, o tema em questão tornou-se mais apelativo e, como já foi dito, os alunos mostraram grande interesse pelo tema em questão pelo que pensamos que os nossos objectivos tenham sido cumpridos.